A necessidade da consciência coletiva para a paz no Brasil

Que o amor único de Deus inspire todas as almas para o bem!
O homem caminha, busca a direção do progresso.
Por atração infinita, caminha na direção de Deus.
Nascendo simples, sem conhecimento, após longo desenvolvimento físico e, por que não dizer, espiritual, o ser, um dia, encontra-se com a própria razão. Descobre-se alguém que vem desenvolvendo intensa atividade, na construção da própria personalidade e na busca de Deus.
Observemos o nosso país, observemos esta grande, imensa terra chamada Brasil, local em que todos os seres que conhecem a Deus encontram abrigo. A despeito da descrença de alguns, a despeito da falha de muitos, a despeito do desencontro de grandes personalidades, todos aqui, ou quase todos, trazem no coração a certeza da fé e da existência de Deus.
Tomemos o nosso país: o que falta ao homem, aqui, para ser útil a sua sociedade? O que falta ao homem para ser bom? o que falta ao homem para acabar com a miséria, a pobreza, a tristeza, a angústia? Falta, justamente, a vontade coletiva, que faz com que nosso amado povo, ainda muitas vezes, não saiba conduzir-se coletivamente, embora muitos o saibam fazer individualmente.
Parece que falta ao indivíduo brasileiro a certeza de que ele faz parte de uma grande coletividade e que deve lutar para que essa coletividade seja boa; deve ser útil e capaz de colaborar na resolução dos problemas da coletividade que o envolve (...)
É preciso, caros irmãos, que uma consciência coletiva, cristã e espírita tome conta de nosso país. Será preciso que nós todos demos as mãos. Que, como espíritas, façamos valer o direito à paz, o direito ao equilíbrio, o direito ao combate ao erro, à intolerância, à inquietação. Será preciso que peçamos ao Cristo: "Senhor, ajuda-me, para que eu possa ajudar!" (...)
Se, por acaso, os filhos das trevas nos agredirem a sensibilidade, nos tornarem focos de suas agressões espirituais espontâneas, respondamos a todos eles com a nossa prece, com a nossa mensagem de paz, e digamos a cada um deles: "Sou de Jesus!"
Que a bondade e o amor de Deus e de Jesus inspirem as nossas almas para o bem!
Antônio de Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...