Pensamento e Conduta

"O pensamento, afirmam os enciclopedistas, no seu sentido lato, compreende todos os fenômenos cognoscitivos e intelectivos, por oposição aos afetivos e volitivos."

Dínamo portador de energias específicas, o pensamento traduz o grau de evolução de cada espírito do qual procede.

Força poderosa, irradia-se dos centros psíquicos e espraia-se pelo domicílio corporal vitalizando-o ou debilitando-lhe os campos vibratórios sob a continuada onda da força que contém. (...)

O pensamento é energia viva que necessita ser canalizado conscientemente, a fim de produzir com eficiência e promover com elevação aquele que emite(...)

Mediante o pensamento que cultivas, podes modelar as asas que te facultarão planar acima das vicissitudes ou carregar-te de pesos que te chumbarão ao solo.

Os pensamentos saudáveis envolvem o ser em alegria e bem-estar, enquanto os de natureza inferior constroem masmorras sombrias onde estorcega na loucura e na desesperança.

O pensamento pode encaminhar-te a Deus ou encarcerar-te em cruéis prisões sem grades, que te manterão cativo embora te movimentes em toda a parte(...)

Todo ser humano, portador de normalidade, pensa. O conteúdo do pensamento será a sua opção de liberdade ou de cativeiro, de saúde ou de enfermidade, de vida ou de morte...

A tua onda mental define o teu nível de consciência moral.

Torna-se-te indispensável exercitar o pensamento nos propósitos superiores, substituindo aqueles deprimentes e pertubadores a que estás acostumado.

A ânsia de felicidade, que se encontra ínsita em todos os espíritos, auxiliar-te-á a estabelecer os parâmetros entre gozos e plenitude, demonstrando-te que o prazer devorador e célere, sempre deixa amargura, enquanto que a legítima satisfação proporciona renovação, entusiasmo e harmonia.

Pensa bem, e te enriquecerás de paz.

Pensa mal, e te sombrearás estrada afora entre espículos e amarguras.


Autor: Joanna de Ângelis
Do livro: Fonte de Luz

Um comentário:

  1. Este é um dos textos mais lindos que já li no Espiritismo. Toca realmente fundo em nossa Consciência. Parabéns Walnei pela escolha.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...