Elevação

Espírito, alma, tu que percorres estas páginas, de onde vens e para onde vais? Sobes do fundo do abismo e escalas os degraus inumeráveis da escala da vida. Vais na direção das moradas eternas onde a grande Lei nos chama e para onde a mão de Deus nos conduz. Vais na direção da Luz, da Sabedoria, da Beleza!

Comtempla e medita! por toda a parte, obras belas e poderosas solicitam a tua atenção. No seu estudo, haurirás, com a coragem e confiança, o sentimento justo do teu valor e de teu futuro. Os homens não se odeiam, não se desprezam senão porque ignoram a ordem magnífica pela qual estão estreitamente unidos.

Tua estrada é imensa; mas o objetivo ultrapassa em esplendor tudo o que podes conceber. Agora, pareces bem pequeno no meio do colossal Universo; porém, és grande pelo pensamento, grande pelos teus destinos imortais.

Trabalha, ama e ora! Cultiva tua inteligência e teu coração! Desenvolve tua consciência; torna-a mais vasta, mais sensível. Cada vida é um candinho fecundo, de onde deves sair purificado, pronto para missões futuras, maduro para tarefas sempre mais nobres e maiores. Assim, de esfera em esfera, de círculo em círculo, prosseguirás tua carreira, adquirindo forças e faculdades novas, unido aos seres que amaste, que viveram e reviverão contigo.

Evoluirás em comum na aspiral das existências, no seio de maravilhas insuspeitadas, pois o Universo, como tu mesmo, desenvolve-se pelo trabalho e expande suas metamorfoses vivas, oferecendo alegrias, satisfações sempre crescentes, sempre renovadas, às aspirações, aos desejos puros do espírito!

Nas horas de hesitação, volta-te para a Natureza: é a grande inspiradora, o templo augusto onde, sob seus véus misteriosos, o Deus escondido fala ao coração da sábio, ao espírito do pensador. Observa o firmamento profundo: os astros que povoam são as etapas de tua longa peregrinação, as estações do grande caminho onde teu destino te conduz.


Autor: Léon Denis
do livro: O Grande Enigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...