sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Eterna sucessão dos Mundos


Eterna sucessão dos Mundos
A eternidade real e efetiva do Universo está assegurada pelas mesmas leis que dirigem as operações do tempo; assim, os mundos sucedem aos mundos, os sóis aos sóis, sem que o imenso mecanismo dos vastos céus jamais seja atingido nas suas gigantescas forças. 

Lá onde os vossos olhos admiram esplêndidas estrelas sob a abóbada da noite, lá onde o vosso espírito contempla irradiações magníficas que resplandecem nos espaços distantes, o dedo da morte há muito extinguiu esses esplendores, há muito o vazio substituiu esses deslumbramentos e recebeu até novas criações ainda desconhecidas. A distância imensa em que esses astros se encontram, que faz com que a luz que emitem leve milhares de anos para chegar até nós, faz com que somente agora recebamos os raios que eles nos enviaram muito tempo antes da criação da Terra e que ainda os admiremos milhares de anos após o seu desaparecimento real. 


Que são os seis mil anos de humanidade histórica, diante dos períodos seculares? Dos segundos nos vossos séculos? Que são as vossas observações astronômicas diante do estado absoluto do mundo? A sombra eclipsada pelo Sol. 

Logo, aqui como nos nossos outros estudos, reconheçamos que a Terra e o homem nada são comparados com o que existe, e que as mais colossais operações da nossa mente ainda se estendem apenas sobre um campo insignificante, diante da imensidade e da eternidade de um Universo que nunca terá fim. 

E, quando esses períodos da nossa imortalidade tiverem passado sobre nós, quando a história atual da Terra nos aparecer como uma sombra vaporosa no fundo de nossa lembrança, quando, ao longo de séculos incontáveis, tivermos habitado esses diversos graus da nossa hierarquia cosmológica, quando os mais longínquos domínios das futuras eras tiverem sido percorridos em inúmeras peregrinações, teremos diante de nós a sucessão ilimitada dos mundos e, por perspectiva, a imóvel eternidade.



Autor: Allan Kardec
Do livro: A Gênese

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...