terça-feira, 16 de julho de 2013

Capacitar-se junto à Evangelização Espírita Infantojuvenil




Capacitar-se junto à Evangelização Espírita Infantojuvenil
Evangelização Espírita Infantojuvenil
A capacitação para atuar junto às crianças e os jovens na Casa Espírita é de capital importância.

Abrir a mente para aprender com os mais experientes, que militam neste campo é abrir o coração para atender a demanda do Cristo, de aprendermos o conteúdo do Evangelho e consequentemente o divulgarmos.

A espiritualidade superior nos lembra “não basta ter boa vontade para abraçar o projeto de evangelização” e por isso nos convida ao estudo constante e a atualização, que denotarão a qualidade do trabalho a ser desenvolvido, sem medos, inseguranças e desgastes.

Crescemos à medida que aprendemos a fazer, pois somos seres imortais que naturalmente busca distribuir o que simplesmente adquirimos.

Como dizem alguns teóricos da educação é necessário apurar os ouvidos e os olhos para a observação, assim como fazem as crianças, pois facilita a assimilação das informações recebidas.

O evangelizador só perceberá o valor dessa observação, pondo em prática.

O fazer é com certeza a nossa melhor qualificação, não são apenas as habilidades intelectuais que nos dão o fundamento para atuar de forma eficaz, mas sim a reunião do conhecimento às experiências observadas fornecerá a estrutura para a aplicação de um trabalho prazeroso.

Este processo de observar, conhecer, apreender e aplicar chama-se Educação.

Vinicius destaca no cap. 8 do livro “O Mestre na Educação” o seguinte:

“O maior bem que se pode fazer ao homem é educá-lo. Os educadores, cientes e conscientes de seu papel, são os verdadeiros benfeitores da humanidade... Tal a missão do Cristo de Deus neste mundo.”

Diante do exposto, pensemos nesta tarefa com muita atenção e sobre a maneira de ensinar exemplificada pelo Mestre, que amorosamente promovia o desenvolvimento de cada criatura, ciente do potencial interno que carregavam quanto espíritos imortais.   

Evangelizar é em si mesmo a atividade que promove a Educação do Espírito, pois alicerça a formação de seres, que seguros e apoiados nos ensinos do Mestre, segue em busca de seu melhor.

Conforme nos diz Walter de Oliveira Alves, no livro: Educação do Espírito, “esta educação, a verdadeira educação, a educação por excelência, é a educação que olha o homem como ser integral, como Espírito eterno, criado para a perfeição”. 

Kardec, em Obras Póstumas aponta:

É pela Educação, mais do que pela instrução , que se transformará a humanidade.

A Educação do Espírito é a mola propulsora para um salto de qualidade de uma sociedade melhor.

A importância do papel de cada um de nós, no processo educativo de espíritos chegados recentemente à vida terrena deve ser permeada por algumas reflexões.

Porque quero trabalhar com este público?

Qual é o meu objetivo?

Percebo o alcance do trabalho?

Como é o meu envolvimento na Casa Espírita que milito?

Se já atuo, sou capaz de analisar a tarefa que desempenho?

Sem perder de vista a noção de que não sabemos tudo acerca do tema e de que precisamos manter o foco sobre o nosso próprio pensar, como nos ensina nosso grande amigo Léon Denis, busquemos naturalmente, a atualização e o aperfeiçoamento constantes, através dos estudos dos postulados doutrinários.

A manutenção do pensamento focado na atividade de evangelizar terá como base a maior observação a ser promovida, que é a interior, para que ao passar o conteúdo aos jovens indivíduos, não sejamos um mero repetidor de frases prontas, que a criança e o jovem, com certeza perceberão não ter fundamento.

Para promover e facilitar o entendimento do público infantojuvenil jamais esmorecer, quanto aos recursos apropriados, mantendo-os interessados, a fim de atingir o principal objetivo, que é a Educação do Espírito.

A tarefa de evangelização é a fecundação do bem, no mais íntimo de cada ser sob a nossa guarda.

Autor: Magdala Alves 
Fonte: Revista de Estudos Espíritas de fevereiro 2011 - CELD-RJ

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...