Admirável Lei do Progresso

Admirável Lei do Progresso
Admirável Lei do Progresso
“De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?

‘Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz com que os homens compreendam onde se encontra o seu verdadeiro interesse. Não estando mais a vida futura velada pela dúvida, o homem compreende melhor que poderá assegurar o seu futuro através do presente. Destruindo os preconceitos de seitas, de castas e de cores, ele ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos’.” (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, CELD, questão 799.)



Que o amor único de Deus inspire todas as almas para o bem!

Reconfortados pelo estudo de O Livro dos Espíritos, onde pudemos aprender que Deus, nosso Pai, mantém sobre nós o apoio necessário ao progresso de nosso espírito, vamos também entendendo a necessidade de nossa participação no processo do progresso geral.

E como podemos nós oferecer alguma coisa ao progresso? Como podemos ajudar na sustentação do projeto divino? Primeiramente, deve o homem convencer-se de que ele faz parte de uma imensa família cujo Pai é Deus, e que este mesmo Pai deseja para nós um estado de renovação constante que signifique uma melhoria da qualidade de nossa vida moral, intelectual, interior, com consequências na vida material. As consequências serão, realmente, as mais positivas para nós.

Deus, o Pai, deseja mais de cada um de nós: que estudemos de modo constante, e que esse estudo signifique uma renovação de ideias, de modo permanente, que mostre o quanto devemos modificar
primeiramente em nós, depois nos que estão mais próximos e, finalmente, na sociedade. Modificando-nos, modificaremos os que convivem conosco, fazendo-os partícipes desta ideia divina. Depois, deve o homem aprender a criar novos ideais, porque a necessidade da criatura humana é constantemente renovada; atingido um objetivo, naturalmente desejamos outros, temos novos sentimentos, novas percepções, desejamos melhores condições de aprendizado, de novas ideias. Por isso o espírita é espírito voltado para o progresso, que nunca se contenta com o que já conquistou; descansa um pouco, feita uma conquista, mas para que possa recobrar o fôlego e seguir adiante, sempre.

Caminhar na direção do progresso pede que os homens tenham determinação, crescimento interno, boa vontade, valores estes que são conquistas feitas paralelamente às intelectuais; são forças que vamos adqui rindo por condição das múltiplas lutas que tivemos. Há pessoas que desenvolvem muito conhecimento, mas são fracas em suas decisões; como há outras que são fortes em decisões, mas são fracas no entendimento. É a admirável lei do progresso que exige o equilíbrio do homem. São as conquistas que vão dando a ele a oportunidade de subir os degraus da evolução.

Nesta busca, portanto, de progresso, de influenciarmos a sociedade em que vivemos, de mudança de hábitos, não se pense que basta que coloquemos isso em nosso cérebro; é preciso que haja forte determinação de nosso espírito, para alcançar esse estado d'alma.

Assim, junto ao conhecimento que normalmente é conseguido nesta Casa, por estudos e explanações, nós, os espíritos que aqui estão em nome de Deus, fortalecemos o sentimento e a vontade de cada um, através dos passes espirituais e materiais. Por isso muitos saem daqui dispostos a se renovar e transformar; é porque absorveram perfeitamente essas energias.

Que Deus nos abençoe, todas as vezes que aqui estivermos! A par do conhecimento e do passe, também seguem as forças vibráteis do mundo invisível, que a todos desejam muito bem e muita paz.

Que o Senhor da Vida nos ajude e nos abençoe e leve a todos de volta aos seus lares!



Autor: Antonio de Aquino
Do Livro: Inspirações do Amor Único de Deus, vol. 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...