O Estudo

O Estudo
O Estudo
O estudo da natureza terrestre eleva e fortifica o pensamento; mas o que dizer das visões celestes? Quando, na noite tranquila, acende-se o zimbório estrelado e o desfile dos astros começa, quando surgem amontoados estelares e nebulosas perdidas na profundeza dos espaços, a claridade trêmula e difusa desce sobre nós, uma influência misteriosa envolve-nos, um sentimento profundamente religioso invade-nos. Como as vãs preocupações desaparecem nessa hora! Como a sensação do incomensurável penetra-nos, esmaga-nos, faz dobrar nossos joelhos!

Que muda adoração eleva-se do nosso co ração! A Terra, frágil barquinho, vaga nos campos da imensidão. Vaga, arrastada pelo poderoso Sol. Em toda parte, em torno dela, profundezas escancaradas que ninguém poderá sondar. Em toda a parte, também, distâncias enormes, mundos, depois, ainda, mundos, ilhas flutuantes, embaladas nas ondas do éter. O olhar recusa-se a contá-las, mas nosso espírito considera-as com respeito, com amor. Suas irradiações sutis atraem-no.
Júpiter, enorme, e tu, Saturno, envolto num véu luminoso e coroado por nove luas de ouro; sóis gigantes, com fogos multicores, esferas inumeráveis, nós vos saudamos das profundezas do Espaço! Mundos que cintilais sobre nossas cabeças, que maravilhas encobris! Queríamos conhecê-los, saber que povos, que cidades estranhas, que civilizações desabrocharam sobre vossos flancos! Uma intuição secreta nos diz que em vós reside a felicidade, inutilmente procurada nesse mundo.

Mas por que duvidar e temer? Esses mundos são nossa herança. Estamos destinados a percorrê-los, a habitá-los. Visitaremos esses arquipélagos estelares, penetraremos seus mistérios. Nenhum obstáculo jamais interromperá nossa caminhada, nossos impulsos, nossos progressos, se soubermos conformar nossa vontade às leis divinas e conquistar pelas nossas ações a plenitude da vida com as celestes alegrias que lhe são inerentes.



Autor: Léon Denis
Do Livro: Depois da Morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...