quarta-feira, 15 de julho de 2015

Justiça, Solidariedade e Responsabilidade

Justiça, Solidariedade e Responsabilidade
Justiça, Solidariedade e Responsabilidade
O homem deve, enfim, aprender a medir o alcance de seus atos, a extensão de suas responsabilidades, a sacudir essa indiferença que cava o abismo das misérias sociais e envenena, moralmente, essa Terra onde ser-lhe-á necessário renascer, talvez, muitas vezes ainda. É preciso que um sopro renovador passe sobre os povos e neles acenda essas convicções de onde saem as vontades firmes, inabaláveis. Importa que todos o saibam, enfim: o reino do mal não é eterno, a justiça não é uma palavra vã; só ela governa os mundos e, sob seu parâmetro poderoso, todas as almas se curvam na vida futura, todas as resistências, todas as rebeliões terminam.

Da ideia superior de justiça decorrem, portanto, a igualdade, a solidariedade e a responsabilidade dos seres. Esses princípios unem-se e fundem-se em tudo, numa lei única que domina e rege o Universo: o progresso na liberdade. Essa harmonia, essa coordenação poderosa das leis e das coisas não dá uma
ideia, de outro modo, grande e consoladora da vida e dos destinos humanos, do que as concepções niilistas? Nessa imensidade onde a equidade aparece até nas menores minúcias, onde nenhum ato útil fica sem proveito, nenhuma falta sem castigo, nenhum sofrimento sem compensação, o ser se sente ligado a tudo o que vive. Trabalhando por ele e por todos, desenvolve livremente suas forças, vê aumentar suas luzes, crescer suas felicidades.

Que se compare essas visões às frias teorias materialistas, a esse Universo medonho onde os seres se agitam, sofrem e passam, sem laços, sem objetivo, sem esperanças, percorrendo suas vidas efêmeras como pálidas sombras saídas do nada para recair na noite e silêncio eternos! Dessas concepções, qual a mais capaz de sustentar o homem nas suas dores, de temperar seu caráter, de arrastá-lo para os altos píncaros?



Autor: Léon Denis
Do livro: Depois da Morte.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...