Conhecimento do princípio das coisas

17. É possível ao homem conhecer o princípio das coisas?
“Não, Deus não permite que tudo seja revelado ao homem neste mundo.”

18. O homem desvendará, um dia, o mistério das coisas que lhe estão ocultas?
“O véu se levanta para ele, à medida que se depura; mas, para compreender certas coisas, são-lhe necessárias faculdades que ele ainda não possui.”

19. O homem não pode, através das investigações da Ciência, desvendar alguns segredos da Natureza?
“A Ciência lhe foi dada para seu adiantamento em todas as coisas, porém, ele não pode ultrapassar os limites fixados por Deus.” Quanto mais é dado ao homem desvendar antecipadamente esses mistérios, maior
deve ser sua admiração pelo poder e a sabedoria do Criador; contudo, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência torna-o, frequentemente, joguete da ilusão; ele amontoa sistemas sobre sistemas e o passar dos dias lhe mostra quantos erros ele considerou como verdades e quantas verdades ele rejeitou como erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho.

20. Fora das investigações científicas, é dado ao homem receber comunicações de uma ordem mais elevada, sobre o que escapa ao testemunho de seus sentidos?
“Sim; se Deus o julgar útil, pode revelar o que a Ciência não pode explicar.” É através destas comunicações que o homem adquire, dentro de certos limites, o conhecimento de seu passado e de seu destino futuro.


Autor: Allan Kardec
Do Livo: O Livro dos Espíritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...