Propriedades da matéria

29. A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria?
“Da matéria tal como a entendeis, sim; não, porém, da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável para vós, mas, nem por isso deixa de ser o princípio de vossa matéria pesada.” A gravidade é uma propriedade relativa; fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, assim como não há alto nem baixo.

30. A matéria é formada de um único ou de vários elementos?
“Um único elemento primitivo. Os corpos que considerais como simples não são verdadeiros elementos, porém, transformações da matéria primitiva.”

31. De onde se originam as diferentes propriedades da matéria?
“São modificações que as moléculas elementares sofrem, por sua união e em certas circunstâncias.”

32. De acordo com isto, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos, não seriam senão modificações de uma única e mesma substância primitiva?
“Sim, sem-dúvida, e só existem pela disposição dos órgãos destinados a percebê-las.” Este princípio é demonstrado pelo fato de que nem todos percebem as qualidades dos corpos da mesma maneira: um acha uma coisa agradável ao paladar, um outro acha-a ruim; uns veem azul o que outros veem vermelho; o que é um veneno, para uns, é inofensivo ou salutar, para outros.

33. A mesma matéria elementar é suscetível de sofrer todas as modificações e de adquirir todas as propriedades?
“Sim, e é isso o que se deve entender, quando dizemos que tudo está em tudo.” O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono e todos os corpos que consideramos simples são apenas modificações de uma substância primitiva. Na impossibilidade em que nos encontramos, até o presente, de remontar a esta matéria primeira, de outra forma que não seja pelo pensamento, estes corpos são para nós verdadeiros elementos e podemos considerá-los como tais, até nova ordem, sem que isso traga inconveniente.

a) Esta teoria parece dar razão à opinião daqueles que só admitem na matéria duas propriedades essenciais: a força e o movimento, e que pensam que todas as outras propriedades são apenas efeitos secundários que variam segundo a intensidade da força e a direção do movimento?
“Esta opinião é exata. É preciso acrescentar ainda: conforme a disposição das moléculas, como o vês, por exemplo, num corpo opaco que pode tornar-se transparente e vice-versa.”

34. As moléculas têm uma forma determinada?
“Sem-dúvida as moléculas têm uma forma, mas que não é apreciável por vós.”

a) Esta forma é constante ou variável?
“Constante, para as moléculas elementares primitivas, porém, variável, para as moléculas secundárias que são, elas próprias, somente aglomerações das primeiras; pois o que chamais molécula está longe ainda da molécula elementar.”


Autor: Allan Kardec
Do Livro: O Livro dos Espíritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...