Utilidade dos estudos

Utilidade dos estudos
Utilidade dos estudos
O caráter essencialmente racional de que o Espiritismo se revestiu, torna pueris as acusações de empirismo e de sobrenaturalismo com os quais ele é, frequentemente, agraciado. (...)

Ora, essa nova concepção, que coordena os conhecimentos particulares, solidariza os elementos esparsos, e essa lei moral indispensável à vida e ao progresso das sociedades, o Espiritismo trá-los à Ciência com a síntese filosófica que deve centuplicar seu poder.

O papel do Espiritismo é grande e suas consequências morais são incalculáveis. Ele data apenas de ontem; e, entretanto, quantos tesouros de consolação e de esperança já não espalhou no mundo! Quantos corações entristecidos, frios, não aqueceu, reconfortou! Quantos desesperados detidos à beira do suicídio! Seu ensino, bem compreendido, pode acalmar as aflições mais vivas, dar a todos a força da alma, a coragem na adversidade!

O Espiritismo é, pois, ao mesmo tempo que uma síntese potente das leis físicas e morais do Universo, um meio de regeneração e de adiantamento; infelizmente, pouquíssimos homens interessam-se,
ainda, pelo seu estudo. A vida da maioria é uma carreira frenética para os bens ilusórios. Apressamo-nos, tememos perder nosso tempo com coisas que consideramos supérfluas; e perdê mo-lo, realmente, prendendo-nos ao que é efêmero. Na sua cegueira, o homem desdenha o que o faria tão feliz quanto se pode ser nesse mundo, quer dizer, fazer o bem e criar em torno de si uma atmosfera de paz, de calma e de serenidade moral.



Autor: Léon Denis
Do livro: Depois da Morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...