Condições de experimentações

Condições de experimentações
Condições de experimentações
O estado de espírito dos assistentes, sua ação fluídica e mental é, pois, nas sessões, um elemento importante de êxito ou de insucesso. Quanto mais sensível for o médium, mais ele ressente a influência magnética dos experimentadores.Numa assembleia com posta, na maioria, de incrédulos, cujos pensamentos hostis convergem sobre o sujet, o fenômeno dificilmente se produz. A primeira das condições é a de afastar qualquer ideia preconcebida, a fim de deixar ao espírito sua liberdade de ação. Pude apreciar, em alguns casos, que uma vontade forte e persistente pode paralisar o sujet, se ele for fraco, e criar obstáculo às manifestações.

Os pensamentos divergentes se chocam e formam uma espécie de caos fluídico, que a vontade dos invisíveis nem sempre chega a dominar. É o que torna os resultados tão problemáticos nas assembleias numerosas, de
composição heterogênea, nas noites teatrais, por exemplo, como a experiência o demonstrou. As pessoas ávidas de propaganda pública, que, sem se preocuparem com as precauções necessárias, arriscam- se nesse caminho, expõem-se a graves fracassos. Aí, os médiuns correm riscos reais. Eles se encontram não
apenas à mercê dos espíritos atrasados, que se comprazem no meio das multidões, mas se colocam ainda, livremente, ao lado de qualquer malintencionado, que, passando-se por sábio, exigirá deles experiências contrárias às verdadeiras leis do Espiritismo e, quando ele tiver usado e abusado de suas forças sem resultado prático, persuadirá os espectadores de que, nessas ordens de ideias, há apenas erro e fraude.

Compreender-se-á, depois disso, que haja, quase sempre, afinidade entre os membros de um círculo e as entidades atuantes. As influências humanas atraem inteligências similares e as manifestações revestem um caráter em harmonia com as disposições, os gostos, as aptidões do meio.



Autor: Léon Denis
Do livro: No Invisível

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...