Disciplina espiritual, equilíbrio e progresso



Que o amor único de Deus inspire todas as almas para o bem!

Falar das diversas formas de mortificação que o homem impõe a si mesmo faz-nos lembrar a necessidade da autodisciplina, que, desenvolvida corretamente, traz ao espírito condições de convivência com certas formas de energia e, simultaneamente, a descoberta de verdades que fazem com que o homem caminhe com mais liberdade na sua trajetória evolutiva.

Quantas vezes deploramos o não termos nos submetido a determinadas circunstâncias e assim termos vencido certas opiniões, mortificando mesmo, pode-se dizer, o nosso desejo! Quantas vezes nos arrependemos de não termos submetido o nosso corpo, deixando que o prazer ou determinadas circunstâncias prevalecessem num dado momento, ocasionando para nossa alma tantos dissabores, inquietações e dificuldades!

O homem precisa aprender a conter-se, a conter os seus sentidos, a conter, às vezes, a sua própria vontade; isso não deve ser feito, porém, sob forma de castigo. Não se deve castigar a matéria, quando se sabe que o espírito solto é que sente a grande vontade de fazer ou não alguma coisa. Não! Não se castiga a matéria; mas pode-se impor ao próprio espírito algumas restrições, o que dará a todos nós uma certa forma de disciplina, capaz de nos fazer avançar, na linha do progresso, já que assim estaremos demonstrando fidelidade a uma ideia, sacrifício pessoal em favor de outras ideias e capacidade de trabalhar a própria vontade. (...)

Ah! meus irmãos, o Espiritismo lança luz e conhecimento esclarecedores, e umas tantas verdades para nós. Diz-se que não se podem ter exageros de coisa alguma; mas não é bem assim. Imaginemos Jesus, imaginemos o nosso Codificador, se não fossem tomados pelo sublime, pela noção da grandiosidade da obra, se fossem moles... Como a obra de divulgação do bem estaria atrasada! O bom senso, o equilíbrio, mais uma vez, hão que prevalecer. O Espiritismo vem nos ajudar a descobrirmos, afinal, quem somos.

Agradeçamos a Deus a oportunidade de estarmos, nesta noite, aqui e de, mais uma vez, termos meditado em uma das grandes propostas que o Espiritismo traz ao homem terreno.

Que Deus e Jesus a todos nós abençoem e conduzam, agora e sempre!





Se gostar deste conteúdo, deixe o seu comentário e compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...