União do Espírito com a Matéria
















Pelo Espírito Víctor

Valendo-nos da máxima de O Livro dos Espíritos diremos: "...que tudo se encadeia, desde o átomo primitivo até ao arcanjo, que também começou por ser átomo."

No início, no vosso mundo terreno, tudo começa mesmo no átomo e há uma certa diferença não muito clara do que é matéria e do que é princípio espiritual; o próprio movimento presente nos corpúsculos atômicos já é, por si só, ensaio do princípio espiritual nos campos das primeiras individualizações, e o que apenas parece força de atração e repulsão, no fundo é vida que se inicia.

Não há ainda para nós, espíritos ligados à Terra, todo o conhecimento dos mecanismos que estão presentes neste começo de "individualização", se assim podemos dizer, pois na nossa apreciação o que podemos ver  são os efeitos disso tudo...


Repare os animais unicelulares, tão simples e ao mesmo tempo tão complexo, por já conseguir o princípio espiritual "individualizados", se associar a matéria e fazer com que realize operações complexas. Como nos diz O Livro dos Espíritos: "...a união do espírito e da matéria é necessária para intelectualizá-la". E vai evoluindo o princípio espiritual, gerenciando matérias cada vez mais complexas, com funções cada vez mais definidas, até que chega aos animais superiores, onde passa a gerenciar trilhões de células que abrigam trilhões de células que abrigam trilhões de princípios rudimentares em evolução. E se é difícil vos perceber isto, vide algumas células do vosso corpo, como os corpúsculos brancos ou leucócitos, que agem como se fossem animálculos com a vida própria defendendo o seu território. E o que dizer do espermatozoide que tem vida própria no organismo masculino e que só tem vinte e três cromossomos deste, ou seja, parcialmente diferente do organismo onde se forma?

O assunto é complexo e nem mesmo aqui, no plano espiritual, é esgotado. 

Continuem estudando, aprofundando conceitos e meditando nesses temas, mas tendo por base que ainda na Terra, Deus continua criando vida todos os dias, pois o Criador jamais deixa de criar, como disse Jesus: "...Meu Pai trabalha até agora".



Fonte: Revista de Estudos Espíritas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...