Transfiguração


Transfiguração
Transfiguração
O perispírito das pessoas vivas goza das mesmas propriedades que o dos espíritos. Como foi dito, ele não está confinado no corpo, mas irradia e forma em torno de si uma espécie de atmosfera fluídica; ora, pode acontecer que, em certos casos e sob o império das mesmas circunstâncias, sofra uma transformação análoga a esta que foi descrita; a forma real e material do corpo pode apagar-se sob essa camada fluídica, se assim podemos nos exprimir, e revestir, momentaneamente, uma aparência completamente diferente, a mesma de uma outra pessoa ou do espírito que combina seu fluido com o do indivíduo ou ainda dar a um rosto feio um aspecto belo e radioso. Eis o fenômeno designado sob o nome de transfiguração, fenômeno muito frequente e que se produz, principalmente, quando circunstâncias provocam uma expansão mais abundante de fluido.

O fenômeno da transfiguração pode manifestar-se com uma intensidade bem diferente, segundo o grau de depuração do perispírito, grau que corresponde sempre ao da elevação moral do espírito. Limita-se, às vezes, a uma simples mudança no aspecto da fisionomia, como pode dar ao perispírito uma aparência luminosa e esplêndida.


A forma material pode, portanto, desaparecer sob o fluido perispiritual, mas não há necessidade para esse fluido de revestir um outro aspecto; pode, às vezes, simplesmente velar um corpo inerte ou vivo, e torná-lo invisível aos olhos de uma ou várias pessoas, como o faria uma camada de vapor.

Valemo-nos das coisas atuais apenas como pontos de comparação, e não com objetivo de estabelecer uma analogia absoluta, que não existe. 

Esses fenômenos só podem parecer estranhos porque não se conhecem as propriedades do fluido perispiritual; é para nós um corpo novo que deve ter propriedades novas, e que não se pode estudar pelos processos comuns da Ciência, mas que não deixam de ser propriedades naturais, tendo apenas de maravilhoso a novidade. 


Autor: Allan Kardec
Do livro: Obras Póstumas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...