O Bem Sem Ostentação

O Bem Sem Ostentação
O Bem Sem Ostentação
“(...) qualquer classe social a que pertençais, sempre tereis alguma coisa que possa ser partilhada.” (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, 2.ed. CELD, 2003. Cap. XIII, item 16.)



Pela graça infinita de Deus, paz!

Balthazar, pela graça de Deus.

Eis que continuamos a falar da caridade, sob a forma de beneficência.

Às vezes, reclamamos de que este ou aquele companheiro apregoa o bem que faz, as atitudes que toma; apregoa mesmo o próprio projeto de renovação. Pode parecer infantilidade para muitos, pode parecer até mesmo tolice para outros, mas são as fases do progresso do espírito. Para ele, é necessário anunciar que já é capaz de fazer alguma coisa em torno do bem. Não se sentirá tranquilo se as pessoas não souberem o que ele já faz; não se sentirá confiante para seguir em frente, se não lhe disserem: muito bem, aplausos! São fases que todos nós, espíritos imortais, passamos e ultrapassamos.


Quanto a nós, os trabalhadores da casa espírita, analisemos a nossa situação, o nosso modo de ser e verifiquemos se não existe ainda em nosso sentimento a necessidade de sermos compreendidos pelo que fazemos; de sermos observados quando prometemos alguma coisa a alguém; de sermos vistos na hora em que damos qualquer benefício. Se por acaso sentirmos que ainda somos desse tipo, façamos um esforço sincero, correto, coerente para mudarmos de classe. Mas não nos aflijamos por isso. 

Tudo na vida vem a seu tempo. Nós já sabemos como devemos fazer e iremos trabalhar, devagar, mas sempre com firmeza, na conquista dos maiores valores espirituais. Superando a fase inicial do ser humano que exige ser reconhecido, façamos todos os esforços possíveis para, de imediato, passarmos para uma classe melhorada, classe daqueles que fazem o bem de modo tão espontâneo, que consideram o bem que fazem como uma simples obrigação de um espírito imortal que vive na Terra ajudando, exemplificando e progredindo sempre.

Que Deus e Jesus nos ajudem neste projeto de vida, nos ensinem sempre e nos tragam de modo constante sua mensagem de paz e de progresso!

Paz, muita paz para todos os corações!

Balthazar, pela graça infinita de Deus.



Autor: Balthazar
Do livro: Pela Graça Infinita de Deus, vol. 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...