![]() |
Aspectos importantes da vida de Léon Denis |
Léon Denis era um autodidata. Alguns o censuraram quando deviam felicitá-lo. Sim, Léon Denis formou-se sozinho; é mais um título para nossa admiração.
Mesmo não tendo estudado retórica, seu estilo era muito valioso: de uma facilidade e de uma simplicidade clássicas.
É a vestimenta natural de um pensamento sempre em estado de equilíbrio.
Se seus primeiros livros apresentam uma forma oratória, é que, nessa época, Léon Denis era, principalmente, um conferencista que se entregou à tarefa de propagar a Doutrina pela escrita.
Ele se interessa, de forma imediata, pela participação de seus leitores em sua convicção.
Eis por que a eloquência lhe é tão natural. Ele escreve como fala. O tom, de ordinário familiar, fica impregnado de bom humor, cheio de naturalidade, se eleva, insensivelmente, aos píncaros da linguagem e certos finais de capítulo passariam muito bem como páginas de Bourdaloue.
Esse estilo, de uma admirável elasticidade, presta-se a resumir; é preciso e rápido, como se exige para um estudo ou discussão de um ponto doutrinário...
A Natureza foi sua inspiradora e foi pelo seu contato que desceu sobre ele o influxo misterioso da intuição e da inspiração. Suas páginas de exposição da Doutrina são de um excelente escritor; as que nos legou sobre o Universo, o céu, o mar, a montanha e a floresta são dignas de um grande poeta.
O dom poético é, com efeito, marca indelével de seu talento.
Poeta em prosa, ele não se apega aos manejos sutis e exagerados da linguagem artística.
Autor: Gaston Luce
Do livro: Léon Denis, O Apóstolo do Espiritismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!