Exercícios Mediúnicos

Exercícios Mediúnicos
Exercícios Mediúnicos
Muito temos falado acerca dos chamados exercícios mediúnicos.

É claro que semelhantes exercícios são mais específicos no caso da mediunidade psicográfica.

Allan Kardec parece ter dado uma atenção maior à psicografia porque, à época da Codificação, era a mediunidade de que ele se valia no intercâmbio com os espíritos, obtendo através de dezenas de médiuns os comunicados que lhe possibilitaram fixar as bases da Doutrina.

No entanto, sem que seja nossa intenção extrapolar o tema em estudo, os exercícios mediúnicos se aplicam a todo género de mediunidade. Todo médium principiante carece exercitar-se, e isto porque nenhum médium nasce pronto.

Os médiuns que se dedicam à transmissão de passes, por exemplo, necessitam exercitar-se na própria tarefa da doação de fluidos aos necessitados; muitos deles, com o tempo, acabam por conseguir resultados prodigiosos, conquistando a bênção de veicular o remédio através de suas próprias mãos...


Os médiuns de materialização precisam exercitar-se na expansão do ectoplasma; com o tempo, dos simples ruídos que os espíritos possam produzir por suas faculdades, eles possibilitarão o fenômeno da voz direta, dos sinais luminosos, da materialização propriamente dita e até mesmo dos diversos tratamentos em benefício dos enfermos, que é um dos sublimes objetivos de trabalhos desta natureza.

Os médiuns da palavra igualmente carecem de longos e continuados exercícios, a fim de que os Benfeitores da Vida Maior consigam expressar-se através de seus recursos de oratória, despertando consciências adormecidas e sensibilizando corações. Todo tipo de exercício, seja ele qual for, reclama disciplina e perseverança, para que possa apresentar resultados.

O médium psicógrafo não deve sair por aí com as suas primeiras produções mediúnicas, querendo publicar um livro!

O entusiasmo inicial é necessário e não devemos arrefecê-lo em ninguém, mas, se chamados a orientar este ou aquele médium principiante, devemos fazê-lo com sinceridade, para não nos responsabilizarmos pela criação de ilusões em sua cabeça.

Dosemos a verdade em amor, mas não deixemos de dizê-la, com o cuidado de não transferirmos as nossas frustrações mediúnicas para os médiuns iniciantes.

Aconselhemos o médium inexperiente a que estude mais, trabalhe mais e, sobretudo, espere um pouco mais, antes de assumir compromissos de caráter público com a mediunidade.

Se repararmos bem, veremos, lamentavelmente veremos, que um grande número de médiuns desiste logo aos primeiros meses de atividade.

Raros os medianeiros que porfiam, e aqueles que porfiam são justamente os que o fazem no anonimato, participando semanalmente das reuniões de desobsessão ou de passes, sem nenhuma preocupação de destaque pessoal.

A verdadeira abnegação não é aquela que se mostra, mas a que se esconde na tarefa que cumpre.

O desejo do médium de mostrar-se é sempre sinal de vaidade disfarçada.

E a vaidade encontra-se mais profundamente enraizada naqueles médiuns moralistas que não logram identificar as próprias mazelas.

Quantos seareiros valorosos ignoram a vaidade pessoal que sutilmente os consome!

Quantos companheiros cuja vaidade transparece até mesmo nas preces que proferem!...

Recordemo-nos aqui das sábias palavras do Eclesiastes: “Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do Sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.” (1:14.)

De fato, quantos médiuns procuram destacar-se aos olhos dos homens que os esquecerão, por mais façam, a fim de serem lembrados?!...

Que os nossos irmãos médiuns, portanto, busquem servir sem outro propósito que não seja o de agradar a Deus pelo cumprimento do próprio dever, na certeza de que tudo sobre a Terra é transitório; apenas hão de permanecer entre os homens as obras que foram erguidas com o aval do verdadeiro amor.

Exercitando-se, pois, na mediunidade, não se esqueçam os médiuns de se exercitarem na humildade.



Autor: Odilon Fernandes
Do livro: Somos todos Médiuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...