O Pensamento de Léon Denis

O Pensamento de Léon Denis
O Pensamento de Léon Denis
O Espiritismo (...) facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo. (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 4.)

A montanha é meu templo! Ali, sentimo-nos longe das vulgaridades desse mundo, mais perto do céu, mais perto de Deus! (Léon Denis. O Grande Enigma, cap. XIII.)


Tudo na vida é sagrado.

No ir e vir da vida, que a reencarnação propicia, temos um caminho a ser percorrido pelo espírito imortal, que amealha para si as experiências eternas que sobrevivem à morte do corpo físico.

O pensamento, que se exterioriza, percorre, no instante da morte, as experiências vivenciadas. Adentrando o campo espiritual, a mente inicia uma nova fase da sua vida. Tudo o que experimentou, todas as lembranças, todos os sentimentos pelo espírito vividos permanecem com ele, traduzindo a sua personalidade, agora, sem a matéria que lhe enceguecia a visão de espírito. O pensamento reflete no corpo espiritual, que exteriorizará sua natureza íntima.


Nosso Mestre Jesus nos indicou e ensinou o caminho das bem-aventuranças; no entanto, a grande maioria dos habitantes terrenos acaba negando as possibilidades de redenção divina, adiando para mais além o despertar da sua natureza espiritual, conservando-se cheios de remorsos e lamentações. O despertar do amanhã pós-desencarnação acaba lhes sendo um pesadelo, com o qual terão que conviver no âmago do seu ser, por um certo tempo, até que o retorno à carne lhes conceda as bênçãos
do esquecimento e a renovação das suas intenções.

Todos nós, sem exceção, estamos sendo convidados à renovação, e Jesus, vendo na humanidade os traços persistentes de animalidade, que se traduzem nos múltiplos sofrimentos, “sobe o monte”, acima da vaidade e do orgulho humano, onde verdadeiramente poderá ser visto e ouvido e, com o seu caloroso olhar e piedoso coração, começa a ensinar a todos os que desejam vê-lo e ouvi-lo, lembrando que os bem-aventurados são aqueles que percorrem os caminhos da vida e não se deixam contaminar pelas ilusões fáceis e transitórias da matéria.

Léon Denis, como lídimo discípulo do Cristo e representante fiel da Doutrina Espírita, soube reconhecer nessa advertência um sublime roteiro de vida. O seu pensamento é exteriorizado nas suas realizações. Vivendo antecipadamente a vida espiritual, na carne, soube expressar o sentimento de paz e amor fruto da sua percepção do mundo, da Natureza, do divino.

O pensamento de Denis, sentindo a Natureza, reflete o que há de mais belo e sublime, trazendo-lhe inspirações divinas que embalaram a alma de conforto e esperança, paz e serenidade. Como um espelho que reflete a luz, Denis refletiu o que ele captou, e o que hoje vemos, lemos, sentimos de fato é o resultado da experiência desse amoroso espírito diante da vida vivida em espírito e não em carne.

Portanto, ao estudarmos os livros de Denis, que expressam seus pensamentos, suas vivências e suas experiências no mundo terreno, não nos esqueçamos de que ele é o reflexo do desejo e do ensino de Jesus na Terra, que o ouviu e o viu subir o monte e que não só se pôs a meditar, mas, sobretudo, a executar o trabalho que lhe compete, ou seja, o de ajudar a todos em humanidade a serem igualmente bem-aventurados.

Que Deus e Jesus abençoem a todos nós!

Abraços do Hermann.


Autor: Hermann
Do livro: Em Torno de Léon Denis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...